Banner 468 x 60px

 

10 de agosto de 2012

Comire Sul 1 se prepara para o 32º Encontro Missionário Estadual

0 comentários

Para discutir a preparação ao 32º Encontro Missionário Estadual (São Paulo) que acontece em Jundiaí (SP) nos dias 24 a 26 próximos, o Conselho Missionário Regional (Comire) Sul 1 da CNBB se reuniu na segunda-feira, 6,  na sede da Obra dos Cenáculos Missionários, no Alto da Lapa, em São Paulo.
Durante a reunião foi avaliado o 3º Congresso Missionário Nacional (CMN), realizado em Palmas (TO) no mês passado.  O assessor eclesiástico, padre Éverton Aparecido da Silva, da diocese de Presidente Prudente, que participou do 3º CMN, avaliou como positivos os trabalhos do Congresso e informou  que o Encontro Estadual vai reforçar os encaminhamentos e compromissos assumidos em Palmas com os agentes missionários da região do estado de São Paulo e aplicá-los no Regional Sul 1.O tema do encontro será “A Dimensão Missionária do Regional Sul 1 à luz do 3º CMN: Compromissos e encaminhamentos”. Serão convidados os padres José Altevir da Silva, ex-assessor do Comina e atual provincial da Congregação do Espírito Santo (Província do Brasil) e Sidnei Marco Dornelas, assessor da Comissão para a Missão Continental da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para assessorarem o encontro. O objetivo é que os agentes se encontrem também para trocar experiências missionárias. Irão participar deste encontro cerca de 150 pessoas.

Sobre a avaliação do 3º CMN, a coordenadora salientou a importância dos temas debatidos em torno da Missão. No geral, a avaliação foi positiva, ela citou a relevância do tema do congresso ‘Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II’. “A partir das reflexões em torno do tema do congresso, é que o trabalho missionário que exercemos em nossas dioceses, se torna tão necessário e fundamental para que Jesus seja anunciado nesta sociedade secularizada e pluricultural da qual fazemos parte”, disse. Ela explicou também que “o encontro estadual será de grande importância para todos os participantes repassarem as conclusões do 3º CMN e ainda sentir como as pessoas estão trabalhando a Dimensão Missionária em nossas dioceses e paróquias”.

Na reunião, foram discutidos outros assuntos, como a formação missionária através da realização do Curso de Extensão Universitária em Missiologia e Animação Pastoral, visando formar animadores missionários. O primeiro módulo começa em setembro próximo com o tema “Fundamentos Bíblicos da Missão”.

Projeto Missionário 
Além da reunião do Comire, dom Vicente também se reuniu separadamente com o secretário adjunto do Regional Sul 1, padre Nelson Rosselli Filho e Maria Aparecida Gomes da Silva, da diocese de Lorena, para falar sobre o Projeto Missionário mantido pelo Regional Sul 1 da CNBB. A próxima reunião do projeto está programada para novembro.

Participantes

Estiveram presentes na reunião o bispo referencial do Comire, dom Vicente Costa; da coordenadora estadual Maria de Fátima da Silva; do assessor eclesiástico, padre Éverton Aparecido da Silva; das irmãs Carolyn Moritz do Cimi e da sub-região pastoral SP I; Imelda Moreno Loera, responsável pela Liturgia do Comire; Maria Filomena Mecabo da CRB-SP e dos padres Joaquim Gonçalves (Consolata); Domingos Francisco Forte de Oliveira (Consalata); Alcides Costa (Comboniano) e dos leigos Antonio Belchior; Aparecida Severo da Silva, secretária; Nádia Maria da Silva Fusinato, da Infância e Adolescência Missionária; Tiago Scalco representante da Juventude Missionária; Francisca Margarida da Silva da Diocese de Jundiaí; Maria Aparecida Gomes da Silva da diocese de Lorena.
Fonte: Comire Sul 1

0 comentários:

Postar um comentário